EM DESTAQUE NO BLOG

Ex-governador do RN pagou caixa 2 com ‘salas comerciais’, diz Mônica

fernandofreire
Agência Estado - A empresária Mônica Moura, mulher do marqueteiro das campanhas eleitorais de Lula (2006) e Dilma (2010/2014) João Santana, relatou em delação premiada que o ex-governador do Rio Grande do Norte Fernando Freire (sem partido – ex-PPB) pagou valores de caixa 2 de sua campanha eleitoral, em 2002, com ‘salas comerciais’. Os imóveis, segundo a delatora, pertenciam à Capuche, empresa controlada por um amigo de Fernando Freire.

Freire foi vice-governador na gestão de Garibaldi Alves Filho em 1994 e 1998. Em 2002, ele assumiu o cargo de governador quando Alves Filho renunciou para se candidatar ao Senado. Em 2015, Fernando Freire foi preso na orla de Copacabana, na zona sul do Rio. Condenado por desviar recursos públicos, ele tinha quatro mandados de prisão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e era considerado foragido desde 2014.

Em depoimento ao Ministério Público Federal, Mônica Moura declarou que ‘recebeu dinheiro do próprio Fernando Freire’ para a campanha dele ao Governo do Rio Grande do Norte em 2002, mas disse não lembrar ‘bem’ em que situações. A delatora afirmou ter ido ‘umas duas vezes’ na casa de Fernando Freire. “No final da campanha ficou uma dívida. Fernando Freire não ganhou e ficou uma dívida”, afirmou. “Não conseguia pagar, não conseguia pagar. Uma dívida de 1 milhão e 400, 1 milhão e 300 mil reais, mais ou menos.”

A delatora narrou. “Chegou um empresário amigo dele, que eu não lembro o nome, mas o nome da empresa dele de construção civil, de construção de apartamento chamada Capuche, não sei se existe ainda ou se mudou de nome. Não lembro o nome do dono da empresa. Fernando Freire o levou para fazer uma proposta para mim, que era pagar uma parte da dívida em sala comercial. Ele tinha acabado de construir um prédio de salas comerciais em Natal”, declarou.
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário