Governo libera R$ 357 mil para construção e compra de equipamento para Casa Mel em Apodi

abelhas
A Associação dos Posseiros do Projeto de Assentamento Sítio do Góis, em Apodi, recebeu do Governo do RN por meio de convênio o valor de R$ 357 mil para construção e compra de equipamentos da nova Casa de Mel.  A Associação faz parte do Projeto Piloto de Apicultura liderado pelo Governo do RN, com apoio da Secretária de Agricultura, por meio do Governo Cidadão e conta com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial.

Ao total serão beneficiadas 60 famílias que tem como principal atividade a apicultura. Em levantamento realizado pela SAPE com os beneficiados, contabilizou-se 341 colmeias à disposição para produção, contudo apenas 57 dessas estão enxameadas, o que gerou uma produção em torno de 565 quilos de mel no último ano. Em 2014 foi a melhor safra de mel e a comunidade produziu 8 toneladas.

A nova casa de mel será construída respeitando todos os padrões exigidos pelos órgãos de vigilância sanitária. “Esta ação do Governo Robinson vem fortalecer a apicultura no Estado e cria alternativas para o homem do campo a conviver com a seca”, diz Vagner Araújo, Secretário da Gestão e Metas. “Os apicultores também estão sendo capacitados permitindo que eles se atualizem e adotem melhores práticas relacionadas a manutenção, alimentação suplementar, multiplicação de enxames”, esclarece Guilherme Saldanha, secretário da Sape.

 De acordo com dados de 2016, o Estado possui nove mil apicultores, 100 mil colmeias e 11 casas de mel registradas junto aos órgãos fiscalizadores.
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário