Chuvas aumentam nível de barragens no Grande Recife

pirapama
Foto: Reprodução/TV Globo
 
G1 PE - Barragem de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, registra 86,43% de sua capacidade nesta quarta (31). De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento, barragens de Pirapama, Tapacurá e Duas Unas tiveram aumento do volume acumulado. Por outro lado, barragem de Botafogo não acumulou chuva suficiente para elevar o nível.
 
Apesar de ter causado inúmeros transtornos a cidades do Grande Recife, da Mata Sul e do Agreste de Pernambuco, a chuva intensa dos últimos dias também trouxe resultados positivos, expressos no aumento do nível de barragens. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a barragem de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, teve o volume praticamente dobrado, passando de 44,67% para 86,43% de volume acumulado durante os últimos dez dias.

No domingo (28), a barragem já havia registrado aumento no volume, operando com 73,93% da capacidade. De acordo com a Companhia, o acumulado é suficiente para administrar o abastecimento do Recife, de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho, atendidas pelo Sistema Pirapama, até o próximo verão. Para o diretor Técnico e de Engenharia do órgão, não haverá diferenças na distribuição de água mesmo que a barragem acumule a sua capacidade máxima.

Ainda de acordo com a Compesa, as barragens de Tapacurá, em São Lourenço da Mata, e Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes, também tiveram aumentos de 13,26% e 14,62%, respectivamente, no volume acumulado. Nesta quarta (31), Tapacurá registrou acúmulo de 41,4 mil metros cúbicos. Já a barragem de Duas Unas fechou o dia armazenando 10,1 mil metros cúbicos de água. Os níveis, segundo a Compesa, estão abaixo do esperado, mas a situação deve ser revertida até o fim do inverno, em julho.

A Barragem de Igarassu, no entanto, preocupa a Compesa por não ter tido o volume alterado porque as chuvas no município não foram suficientes para aumentar o acúmulo de água. No último mês de abril, a barragem passou a operar com 11,27% da sua capacidade, o que gerou a ampliação do rodízio nas cidades de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima. De acordo com a Companhia, a expectativa é a de reverter o quadro até o final do período de chuvas. 
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário