EM DESTAQUE

Já pensou em recarregar seu celular com o suor?

suor-750
Mega Curioso - Quando você pensa em “energia limpa” não deve ser exatamente esse o tipo de tecnologia que você imagina: um patch adesivo de pele que pode transformar o suor em energia suficiente para abastecer seu dispositivo móvel após uma corrida, informa artigo publicado na New Scientist. O patch tem formato quadrado, é flexível e possui poucos centímetros quadrados. 

Ele converte a transpiração em energia usando enzimas que se alimentam do ácido lático encontrado no suor, e protótipos já foram capazes de alimentar um rádio por dois dias. Para uma célula de biocombustível, isso é impressionante, pois produz dez vezes mais potência que os modelos anteriores.

O material é um adesivo flexível de alguns centímetros, apenas, e que se encaixa na pele, transformando transpiração em energia através de enzimas que se alimentam do ácido lático que liberamos ao suar. Alguns protótipos do adesivo revolucionário já foram capazes de manter um rádio funcionando por dois dias.

Em comparação com as outras formas de energia de biocombustível, os adesivos suados são 10 vezes mais potentes do que os modelos anteriores: “Agora estamos recebendo níveis de energia realmente impressionantes. Se você estivesse correndo, você seria capaz de recarregar um dispositivo móvel”, explicou Joseph Wang, da Universidade da Califórnia, e que participou dos estudos.

A novidade é atraente também por ser uma maneira não invasiva de manter o celular carregado enquanto a pessoa está se exercitando, por enquanto, mas as ideias sobre futuros projetos incluem até mesmo monitorações de aspectos da saúde dos usuários, especialmente de atletas que precisam checar suas condições físicas constantemente.

Novos estudos estão sendo feitos para que o dispositivo possa acompanhar sinais vitais de pessoas com diversas condições médicas. Isso seria possível porque o suor é composto por biomarcadores fundamentais, capazes de medir até mesmo níveis de glicose. O ácido lático, que é liberado quando nos exercitamos e que vai parar no suor, também é uma forma de saber como está a saúde muscular de uma pessoa.

De acordo com Mirella Di Lorenzo, da Universidade de Bath, no Reino Unido, futuramente poderemos medir índices de saúde pelo celular e, através de bluetooth, acessar os resultados diretamente de um smartphone. É ou não é uma ideia realmente interessante? Da próxima vez que você estiver suando, lembre-se de que as gotículas que saem da sua pele são poderosas, em todos os sentidos da palavra.
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva Divulgação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário