EM DESTAQUE NO BLOG

Mosquito infectado com vírus chikungunya é encontrado pela primeira vez no Brasil, diz pesquisa

MOSQUITO
Um mosquito da espécie Aedes aegypti infectado naturalmente pelo vírus causador da febre chikungunya foi encontrado pela primeira vez no Brasil, em Aracaju (SE). A descoberta, publicada no dia 14 de junho na revista científica PLoS Neglected Tropical Diseases, foi desenvolvida por cientistas da Rede de Pesquisa sobre Zika Vírus em São Paulo (Rede Zika) com o apoio de profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen-SE) .

Uma das autoras do artigo, a farmacêutica bioquímica e superintendente do Lacen, Danuza Duarte Costa, explicou que a equipe de Sergipe trabalhou na coleta dos mosquitos, auxiliados por uma equipe do Ministério da Saúde.

“A equipe da entomologia do Lacen fez a busca dos vetores juntamente com a equipe de pesquisadores da Universidade de São Paulo e a Vigilância Epidemiológica do Estado. Juntos identificamos os bairros onde havia maior incidência do vetor. Foram coletadas amostras nas proximidades das casas onde existiam pessoas doentes. Neste levantamento consideramos os dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa)”.
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário