EM DESTAQUE NO BLOG

Presídios em Pernambuco têm quase o triplo da capacidade suportada

IMG_6144
Diario de Pernambuco - O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco (Sindasp-PE), João Carvalho, denunciou, na manhã desta sábado (24) superlotação dos presídios na Região Metropolitana do Recife e no interior. Atualmente, unidades contam um total de 29.903 detentos, quase três vezes mais a capacidade permitida, de 10.967. Em Abreu e Lima, o Cotel soma um total de 3.191 presos, quando a locação comporta apenas 940 vagas, um déficit de 2.251 presos.

Ainda que preocupante, o Cotel não é a unidade mais crítica. Na Região Metropolitana do Recife o Presídio de Igarassu soma um total de 3.290 detentos para 426 vagas, o décifit é de 2864. Nas unidades do interior, a situação mais preocupante é a do Presídio de Limoeiro, com um total de 1.650 presos para 426 vagas, calculando um déficit de 1.224.

Outros dados

Segundo balanço divulgado no início do ano, o sistema carcerário do estado de Pernambuco cantabilizou até fevereiro um total de 30.028 presos. O Tribunal de Justiça de Pernambuco enumera que nos estabelecimentos deves ser considerados a rotatividade e movimentação dos detentos. Juntos à Secretaria Estadual de Ressocialização (Seres), durante o ano de 2016, contabilizou-se um quantitativo de 17.711 pessoas que ingressaram no sistema prisional, em situação de flagrante, preventiva, condenação, regressão de regime, e 17.979 que saíram, em liberdade provisória, absolvição, progressão para regime aberto, livramento condicional. 
 
Calibre 38 é encontrado em Cotel
 (Arma foi apreendida com cinco munições. Foto: Sindicato dos Agentes Penitenciários/Divulgação )
Na última sexta-feira (23), um detento foi flagrado com um revólver calibre 38, carregado com cinco munições, no pavilhão do Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. A arma foi encontrada por volta das 10h da manhã e imediatamente apreendida pelos Agentes Penitenciários.

O detento Adriano Ferreira da Silva foi encaminhado para a delegacia de Paulista para realizar novo depoimento e depois reencaminhado para uma audiência de custódia em Olinda. O detento retornará ao presídio, onde ficará recluso.
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário