EM DESTAQUE

Ciência afirma que plantas “sentem” quando são mastigadas

Os pesquisadores ainda não sabem se uma planta tem a capacidade de sentir dor como outros seres vivos que possuem um córtex.

Mas, segundo uma nova pesquisa, as plantas podem ouvir quando são comidas. O estudo foi feito com base em uma pequena planta chamada Arabidopsis thaliana – parente do repolho.

O resultado apresentou que essas plantas podem ouvir as vibrações que as lagartas emitem ao mastigar suas folhas. Além disso, um outro estudo revelou que as plantas podem ouvir o perigo e lançar uma química como defesa.

Através de um laser, os especialistas acompanharam a movimentação da planta quando mastigada. O próximo passou foi gravar o som e colocar para que as plantas que não estavam sendo mastigadas ouvirem. A respostas biológica do experimento foi a mesma das atacadas por lagartas.

Dessa forma, os pesquisadores concluíram que plantas com exposições prévias a vibrações semelhantes à alimentação liberaram grandes quantidades de glucosinolatos – um produto químico desagradável para os insetos.
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva Divulgação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário