EM DESTAQUE

Jardim de Piranhas lança HiperDia contra a hipertensão e o diabetes

Robson Pires - A hipertensão e o diabetes são dois problemas de saúde graves, responsáveis por grande parte das doenças no aparelho circulatório e mortes de pessoas em todo o Brasil. Em Jardim de Piranhas não é diferentee foi por isso que a Prefeitura, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), lançou nesta semana o HiperDia para dar mais atenção a este quadro e assegurar aumento da prevenção e promoção à saúde dos grupos de risco e pacientes que já se tratam dessas doenças.

Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) ao lado da Equipe da Saúde da Família iniciaram o projeto com uma entrevista no rádio nesta quinta-feira, 31. Psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiro e o coordenador da ESF, George Pereira, explicaram como funciona o projeto e tiraram dúvidas de ouvintes e pacientes. Segundo o grupo, a partir de agora, cada unidade de saúde do município terá um dia na semana voltado para atenção especial aos portadores de hipertensão e diabetes.

Como exemplo do que será realizado diariamente em Jardim, a equipe realizou uma feira de serviços com pelo menos 50 profissionais no CAP atendendo mais de 150 pessoas. Foi oferecida verificação de pressão arterial, teste de glicemia e cadastro de pacientes, sobretudo integrantes do grupo de idosos do município. “Quem é portador de diabetes ou hipertensão não tem cura, mas o cuidado continuado o ajudará a mantê-lo estável”, disse George Pereira.

O coordenador da ESF explicou ainda que, no dia a dia, o trabalho começa pelo Agente de Saúde responsável por identificar os pacientes em suas regiões de atuação. Nos postos de saúde, os técnicos de enfermagem verificam a pressão, peso e outros dados e encaminham os atendimentos para o acolhimento da enfermagem. Em seguida, as pessoas são levadas ao médico. Haverá serviço odontológico caso seja necessário. O trabalho é concluído com a realização ou atualização da ficha de monitoramento. Os pacientes também serão encaminhados ao programa Jardim em Movimento para se integrarem aos grupos de atividade física.
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva Divulgação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário