EM DESTAQUE

Culturas de algodão, milho e fava avançam na zona rural de Campina

Ascom - Agricultores da comunidade Massapê, no Distrito de Galante, comemoram o início da colheita de algodão e a finalização das colheitas da fava e do milho. Todas essas culturas estão prosperando naquela comunidade graças ao trabalho de apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), que também presta o mesmo tipo de assistência aos agricultores dos demais distritos campinenses, a exemplo de São José da Mata e Catolé de Boa Vista.
“De fato, esta semana é marcada por estes momentos históricos para os agricultores de Galante, especialmente da comunidade Massapê, pois colhem os frutos do seu trabalho, com o apoio da nossa gestão. Com isso, avançam no município culturas como algodão, fava e milho”, destacou o secretário de Agricultura, Fábio Agra Medeiros.
Segundo o secretário, o sucesso destas culturas é um feito que merece ser bastante comemorado, pois “mesmo com uma pluviometria abaixo de 600mm em 2017, os guerreiros e guerreiras do campo colhem os frutos do suor do seu trabalho digno”.
Fábio Agra explicou que, em relação à cultura do algodão, uma empresa parceira garante a compra pelo preço de R$2,40/kg. Este incentivo fez com que um grupo de agricultores voltasse a acreditar no algodão, uma cultura que faz parte da própria história do desenvolvimento de Campina Grande. “Com isso, ficou mais fácil convencer outros grupos para no próximo ano ampliar as áreas de cultivo”, projetou, com otimismo, o secretário.

De acordo com o secretário, a Seagri não trabalha sozinha. Isto porque atua em conjunto com outros órgãos voltados à melhoria das condições de vida e de trabalho da zona rural, citando o caso da Emater local. As equipes desses órgãos fazem todo o trabalho de orientação e acompanhamento técnico, dando aos agricultores campinenses as condições necessárias para o pleno desenvolvimento das suas atividades. “Estamos trabalhando em conjunto, numa ação técnica que tem como único propósito contribuir para o desenvolvimento agrícola regional, contemplando o avanço de certas culturas, sobretudo em áreas como o Distrito de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista”, afirmou o secretário, acrescentando que o trabalho é desenvolvido com base nas potencialidades agrícolas de cada área da zona rural do município.

Além do incentivo aos plantios de fava, algodão e milho, a Seagri tem realizado ações em favor de todas as áreas rurais de Campina Grande, a exemplo da recuperação de estradas, programa de barragens subterrâneas, limpeza ou recuperação de açudes e barreiros, vacinação, emprego de tratores adquiridos pelo governo municipal para aração de solos e muitas outras atividades, dentro do que orienta o prefeito Romero Rodrigues, cuja meta é atender, na medida do possível, às demandas da zona rural de Campina Grande.
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário