EM DESTAQUE

Água de reuso: economia contra o desperdício e preservação ambiental

Água de reuso, ou cinza, serve para economia
Fonte -Saiba como reaproveitar a água cinza proveniente do chuveiro e da máquina de lavar roupa. Cisterna usada para o armazenamento de água de reuso em Brasília. Imagem: Pedro Ventura/Agência Brasília.
 
A economia de água é uma medida importante para a preservação ambiental. No dia a dia, o consumo doméstico é responsável por boa parte da água consumida e descartada pelas pessoas. Prestar atenção nos recursos que saem dos seus ralos é o primeiro passo para diminuir sua pegada hídrica.

Boa parte da água utilizada em uma casa é jogada fora com pouquíssimos resíduos e poderia ser reutilizada em descargas, para lavar pisos, regar plantas ou lavar o quintal. Para a lavagem de 8 quilos de roupa, por exemplo, são utilizados cerca de 100 litros de água, volume suficiente para dar 16 descargas. (Veja algumas dicas de como fazer o reúso de água cinza em condomínios.)

Isso é o que se chama água cinza, um tipo de água de reuso proveniente de banhos, máquinas de lavar roupa e lavatórios de banheiro. São aquelas águas que não entraram em contato com águas negras (as misturadas com fezes e urina). Essas águas de reuso ficam com aparências e cheiros diferentes dependendo de sua procedência e de quais produtos químicos estão misturados com elas. (Entenda as diferenças entre água cinza e água negra.)

Preparamos um manual para te ajudar a lidar de forma mais consciente com os resíduos hídricos provenientes da sua residência, aprender a armazenar e tratar essa água de reuso e saber onde ela pode ou não ter uma nova utilidade.

Tipos de água cinza
Tipos de águas cinzas - água de reuso
As águas de reuso (águas cinzas) oriundas do banho geralmente têm uma aparência cinza claro. Elas podem conter resíduos de sabão, shampoo e de secreções corporais, como suor e oleosidade da pele. Assim como as demais águas cinzas, podem conter também microrganismos como bactérias, fungos e vírus. No caso das lavadoras, cada etapa de funcionamento (lavagem, enxágue e centrifugação) produz águas de diferentes qualidades e aparências, com possibilidades de reuso distintas.

Principais opções de reuso 

Água de reuso: da máquina para a descarga 
Algumas das principais opções para a reutilização das águas cinzas são o uso em descargas sanitárias, limpeza de pisos, paredes, quintal e veículos e a rega de jardins, gramados, árvores e arbustos. É preciso estar atento aos tipos de produtos químicos presentes em cada uma das águas de reuso, para evitar o risco de manchas nos pisos, desgaste na pintura do carro ou contaminação de alimentos. No caso da rega de plantas, as águas cinzas não devem ser usadas para regar hortas de verduras e legumes que possam ser consumidos crus ou de frutas que ficam rente ao chão. Também não use em hortas com tubérculos, como batata, cará e inhame, nem com raízes tuberosas (batata doce, beterraba, cenoura e mandioca). Descarte também a rega de jardins e gramados usados para praticar esportes ou atividades onde ocorrerá contato da superfície molhada do gramado com o corpo. Além disso, nem pense em beber água de reuso, usar para tomar banho, lavar as mãos ou dar banho em animais. 

Como coletar a água

A água proveniente da lavagem de roupas na máquina pode ser coletada por meio de cisternas específicas para esse reuso ou ainda com baldes caseiros, variando os tamanhos de acordo com a quantidade de roupa de cada ciclo e o porte da máquina. Qualquer uma das opções deve ser atrelada à saída de água da máquina, podendo ser feita a separação das águas por ciclo ou não.

A água residual do chuveiro também pode ser coletada com baldes e bacias, posicionados em locais com maior volume de escoamento. Se tiver uma banheira, basta recolher a água que ficou dentro após o banho para reutilizá-la.

Depois de coletadas, essas águas de reuso podem ser armazenadas em cisternas ou galões coletores. O importante é que os reservatórios sejam fechados, para manter o mosquito Aedes aegypti afastado, fiquem apoiados em uma superfície plana e longe do contato com crianças. Se o recipiente tiver uma torneira no fundo é melhor - tanto para o reuso da água quanto para sua limpezaUma opção para tratar as águas cinzas de forma rápida, testada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da USP, é misturar 5 mL de água sanitária para cada litro de água de reuso armazenada. Isso irá evitar ou diminuir a emissão de odores desagradáveis quando águas cinza-escuras (aquelas com uma maior quantidade de resíduos) forem armazenadas para uso posterior. Mas essa não é uma fórmula totalmente segura, pois para isso seria necessário conhecer detalhadamente a composição de cada água cinza.

Baixe AQUI  o seu Manual completo para reaproveitamento de águas cinzas.
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário