EM DESTAQUE

Filho de Picciani é preso em operação da Lava Jato do Rio

Hanrrikson de Andrade
 
Felipe Picciani é suspeito de ter lavado dinheiro de propina a partir de transações envolvendo negócios da família.
 
Estadão Conteúdo - Felipe Picciani, filho do presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), Jorge Picciani (PMDB), foi detido na manhã desta terça-feira (14), em uma nova fase da força-tarefa fluminense da Operação Lava Jato. Contra ele havia mandado de prisão temporária expedido pela Justiça. O empresário Jacob Barata Filho e outros oito investigados também são alvos de prisão dentro da ação, realizada pela Polícia Federal no Rio e em outros Estados.

Felipe, um dos quatro filhos do chefe do Legislativo estadual, foi localizado em Minas Gerais, onde a família tem uma fazenda, e recebeu voz de prisão por volta das 6h. Ele será levado para a sede da Polícia Federal no Rio, onde deverá prestar depoimento. Na versão da PF, Felipe é suspeito de ter lavado dinheiro de propina a partir de transações envolvendo negócios da família. Ele e o pai são sócios em uma empresa do ramo agropecuário.

Em nota, Jorge Picciani negou as acusações e definiu a prisão do filho como "uma covardia" com objetivo de atingi-lo. A ação, batizada Cadeia Velha, foi articulada a partir de investigações sobre crimes envolvendo empresários do setor de transporte público e deputados da Alerj, tais como corrupção, associação criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Segundo representação do Ministério Público, diretores de empreiteiras como Odebrecht, OAS e Carioca Engenharia, entre outras, também teriam pagado propina a deputados em troca de leis favoráveis.

O esquema funcionaria desde a década de 90. Entre 2010 e 2016, teria movimentado quase R$ 349 milhões. Segundo comunicado do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), a cifra vem de uma contabilidade paralela da Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro), um sindicato empresarial que reúne mais de 200 empresas de transporte por ônibus no Rio.
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva Divulgação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário