WEB - MIX SV

EM DESTAQUE - CDS QUE NÃO PODE FALTAR EM SEU PEN DRIVE

Moradores de São Nicolau fazem festa para receber estátua do santo quase 60 anos após imagem ter sumido

 Estátua de madeira foi restaurada pelo Iphan e devolvida à cidade de onde foi roubada (Foto: Reprodução/RBS TV)
Estátua de madeira foi restaurada pelo Iphan e devolvida à cidade de onde foi roubada.

Foi com muita festa que os moradores de São Nicolau, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, receberam a estátua do santo que dá nome à cidade. A celebração ocorreu na última sexta-feira (22). Às vésperas do Natal, a imagem, que estava desaparecida há quase seis décadas após ter sido roubada e foi encontrada recentemente em uma escola de Santa Maria, finalmente voltou para casa. Quase metade da população do pequeno município acompanhou a chegada da estátua do santo que deu origem à figura do Papai Noel, tão celebrada nesta época do ano. A comemoração pela volta do padroeiro reuniu boa parte dos quase 6 mil habitantes da cidade, que encheram as ruas de carros em uma procissão.
 
A imagem tem 95 cm de altura e pesa 20 quilos, mas o número que realmente impressiona é a sua idade: são 300 anos de uma história que, até hoje, move fiéis. A estátua de madeira, descoberta em uma sala fechada de uma escola em Santa Maria, foi reconhecida como a imagem que foi roubada da Igreja Matriz da cidade, na década de 1960, e restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 
Lenda sobre São Nicolau deu origem à troca de presentes no Natal (Foto: Reprodução/RBS TV)
Lenda sobre São Nicolau deu origem à troca de presentes no Natal.

Quem é São Nicolau - São Nicolau é um dos santos mais populares do mundo. Nasceu na Turquia no século três, e sua figura deu origem a um personagem muito conhecido, devido a uma lenda, contada através dos anos. Contam que, em uma certa noite, Nicolau deixou ouro de presente, para a surpresa de três moças, que eram muito pobres. Em função dessa história, na Europa, se desenvolveu o hábito de trocar presentes no dia do santo. A tradição foi parar na noite de Natal, e assim, a história de São Nicolau deu origem ao personagem mais presente no fim do ano: o Papai Noel.
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário