WEB - MIX SV

EM DESTAQUE - CDS QUE NÃO PODE FALTAR EM SEU PEN DRIVE

A partir de modificação no DNA, consumo de álcool aumenta risco de câncer

Pesquisa desenvolvida na Universidade de Cambridge, Reino Unido, justificou em parte a relação entre o aumento do risco de câncer e o consumo de álcool. O hábito, de acordo com os cientistas, danifica o DNA em células-tronco. Segundo o jornal O Globo, os profissionais do Laboratório de biologia molecular MRC, em Cambridge, deram etanol diluído para ratos e analisaram cromossomos e sequenciamento de DNA. 
 
Foi possível observar que o acetaldeído, um químico prejudicial produzido quando o corpo processa o álcool, tem a capacidade de quebrar e danificar o DNA em células do sangue, o que leva a uma alteração permanente. "Alguns cânceres se desenvolvem devido a um dano do DNA nas células-tronco. Enquanto alguns danos ocorrem por acaso, nossas descobertas sugerem que ingerir álcool pode aumentar os riscos destes danos", explicou o professor e líder do estudo, Ketan Patel. 
 
Ainda foi possível descrever como o corpo tenta se proteger dos danos causados pelo álcool. ""Nosso estudo ressalta que não estar apto a processar álcool efetivamente pode levar a um risco ainda maior de dano ao DNA relacionado ao álcool e, portanto, de certos tipos de câncer. Mas é importante lembrar que a liberação do álcool e os sistemas de reparo de DNA não são perfeitos, e o álcool ainda pode causar câncer de formas diferentes, até mesmo em pessoas em que os mecanismos de defesa estão intactos", acrescentou Patel. Apenas no Reino Unido, afirmaram os pesquisadores, o álcool contribui para mais de 12 mil casos de câncer por ano.
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário