WEB - MIX SV

EM DESTAQUE - CDS QUE NÃO PODE FALTAR EM SEU PEN DRIVE

Conheça as principais facções criminosas do Brasil

Foto: Carlos Moraes/Agência O Dia/Estadão Conteúdo/19.04.2002

R7 - PCC, FDN e Comando Vermelho estão entre as maiores organizações criminosas brasileiras, segundo Ministério Público dos estados e as polícias.

PCC (Primeiro Comando da Capital)

Uma das maiores e mais organizadas facções criminosas do país, conforme o MP-SP (Ministério Pública do Estado de São Paulo), o PCC nasceu em 31 de agosto de 1993, no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Taubaté, no interior de São Paulo. Segundo o MP-SP, o principal líder da facção é Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola (foto), mas ele nega. Atualmente, o PCC atua em pelo menos 19 Estados brasileiro: Acre, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhã, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Santa Catarina. O último balanço do MP-SP, divulgado na última quarta-feira (24), aponta que o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) prendeu, somente em 2017, 795 pessoas supostamente envolvidas com a facção criminosa PCC.

CV (Comando Vermelho)

A facção carioca nasceu em 1979, no extinto presídio de Ilha Grande, no Estado do Rio de Janeiro. Luiz Fernando da Costa, conhecido por Fernandinho Beira-Mar (foto), que está preso na Penitenciária Federal de Rondônia, é apontado como principal líder do Comando Vermelho, no entanto, ele nega o rótulo. Atualmente, as polícias dos estados apontam que o CV está presente em pelo menos dez Estados: Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.

A guerra entre CV e PCC deixou nove mortos e 14 feridos em presídio de Goiás, no primeiro dia de 2018. As investigações da polícia goiana apontam que o motivo da chacina foi a guerra entre as duas facções criminosas. As vítimas seriam integrantes do Comando Vermelho. A facção criminosa nasceu em 2006, depois que dois traficantes de Manaus cumpriram pena em presídios federais e se uniram para estruturar a organização. A polícia de Manaus aponta José Roberto Fernandes Barbosa (foto) como um principal líder da facção. Ele está preso na Penitenciária Federal do Paraná. Atualmente, a FDN atua em pelo menos quatro Estados, de acordo com as polícias: Amazonas, Rondônia, Roraima e Ceará. A facção é a principal aliada do Comando Vermelho no comércio de drogas no Brasil.

CRBC (Comando Revolucionário Brasileiro da Criminalidade)

A facção criminosa que atua principalmente em Guarulhos (Grande São Paulo), é a principal rival do PCC na disputa por espaço na venda de drogas da região desde o seu surgimento, na penitenciária da cidade, em 1999 — seis anos depois do PCC. No início deste ano, supostos membros do CRBC aparecem sendo torturados em um vídeo.

GDE (Guardiões do Estado)

Essa facção tem como principal foco de atuação o Ceará. No Estado, os GDE disputam espaço no tráfico de drogas com diversas gangues locais, além de FDN e CV. Em novembro do ano passado, a polícia apontou que os quatro adolescentes internados em um centro de semiliberdade, supostamente membros do GDE, foram assassinados por integrantes do Comando Vermelho.

ADA (Amigos dos Amigos)

Fundada em 1994, a facção carioca é uma das grandes rivais do Comando Vermelho no Estado. Além de disputar pontos de tráfico de drogas na cidade do Rio de Janeiro, a Polícia Civil apura um possível rompimento entre lideranças da organização, o que teria resultado em confrontos de supostos traficantes na favela da Rocinha (zona sul).
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário