WEB - MIX SV

EM DESTAQUE - CDS QUE NÃO PODE FALTAR EM SEU PEN DRIVE

Natal alcança 45% de cobertura de esgotamento sanitário com avanço das obras

Mais de cinco mil imóveis em seis bairros de Natal já foram liberados para interligação à rede coletora de esgotos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). São eles, Ponta Negra, Capim Macio, Nova Descoberta, Lagoa Nova, Dix-Sept Rosado e Candelária. As novas ligações deixam Natal com aproximadamente 45% de cobertura de esgotamento sanitário. Esse número representa a quantidade de imóveis liberados, nestes bairros que já são atendidos quase em sua totalidade pela Caern. 

O encaminhamento das autorizações começou em janeiro do ano passado e, neste mês, mais de mil clientes dos bairros de Capim Macio e Candelária receberão o comunicado.   Em razão das obras de esgotamento sanitário que estão sendo feitas pelo Governo do Estado, por meio da Caern, já foram implantadas 11 mil novas ligações desde 2015, quando elas foram iniciadas. A ligação de esgotos somente pode ser realizada pelo cliente após o recebimento do comunicado da Companhia. O documento contém as orientações e os esclarecimentos necessários ao uso do serviço. Qualquer ligação feita antes da conclusão da rede coletora de esgotos é configurada como crime ambiental.      

A Caern trabalha intensamente para finalizar o sistema de esgotamento sanitário que vai deixar a capital potiguar com 100% de coleta e tratamento adequado até o final de 2018. A obra conta também com a construção de emissários e estações elevatórias (que bombeiam os esgotos para tratamento). Duas novas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) estão sendo construídas: Guarapes e Jaguaribe. Elas, juntamente com as estações do Baldo e da Redinha serão responsáveis pela cobertura geral do esgotamento sanitário na cidade.  LIGAÇÕES CLANDESTINAS Ligações clandestinas causam problemas como transbordamentos o que acaba gerando transtornos. 

Atualmente, vem sendo realizada uma operação pela Caern com a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (ARSBAN) fiscalizando os pontos de extravasamento constantes em áreas em que a rede ainda não está ativa. BENEFÍCIOS DO ESGOTAMENTO  Recentemente, a Caern preparou uma série de reportagens sobre os benefícios do esgotamento.

Através dela, o leitor vai conhecer a importância do tratamento que a água deve receber após usada. Isso reflete nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, turismo, urbanismo e desenvolvimento econômico. O esgotamento sanitário é o mesmo que um divisor de águas na história de uma cidade e na vida das pessoas. Acesse o site www.caern.com.br e confira!
 
Carol Maciel - ACS Caern
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário