WEB - MIX SV

EM DESTAQUE

Fusca feito de grades faz sucesso em prévias e blocos do carnaval do Recife

G1PE - Juntar o amor pelo carnaval e por carros foi uma tarefa concluída em cinco meses pelo aposentado Paulo Soares, 80 anos. Há 48 anos, inspirado por uma propaganda, o mecânico aproveitou as noites de folga na oficina para criar um carro fantasiado para o carnaval e produziu o “Gradeado”. O apelido foi dado ao Fusca que ganhou grades no lugar da lataria e desfila pelas ruas do Recife exclusivamente durante as prévias carnavalescas e nos dias de Momo.

Feito em 1970, o carro teve o chassi e as rodas mantidos, mas no quesito originalidade, as grades brancas e as flores feitas de metal chamam a atenção de quem divide a pista com o veículo. “Na época que eu estava fazendo, estava na moda a marchinha ‘Apareceu a Margarida’, então decidi colocar flores espalhadas pelo carro”, comenta o mecânico que, atualmente, deixou de conduzir para somente passear no veículo.
Aposentado Paulo Soares criou carro com grades em 1970 para desfilar durante o carnaval (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Aposentado Paulo Soares criou carro com grades em 1970 para desfilar durante o carnaval (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press).

A cada carnaval, o carro chama a atenção de foliões em blocos, corsos e troças que a família de Paulo decide acompanhar. “O Gradeado já existia quando eu nasci, então cresci indo para os carnavais com ele. Passeamos aqui no Recife e também já fomos várias vezes para Itamaracá na minha infância. Por onde ele passa, todo mundo quer tirar foto”, diz o técnico em refrigeração Paulo Ricardo Albergaria, filho de Paulo Soares e atualmente condutor oficial do carro.
Paulo Soares e o filho, Paulo Albergaria, compartilham lembranças de carnavais com o 'Gradeado' (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press) 
Paulo Soares e o filho, Paulo Albergaria, compartilham lembranças de carnavais com o 'Gradeado' (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press).
 
Além do Recife, o Gradeado também já fez sucesso em capitais como Natal, Rio de Janeiro e Salvador. “Levamos no reboque e passeamos por essas cidades sempre no carnaval. Por onde nós passamos, as pessoas gostam de tirar fotos e de entrar no carro”, comenta Silvia Albergaria, filha do criador do carro. “Nos blocos, ele já é um ponto de referência”, brinca. Tratado como um membro da família, o Gradeado é disputado até mesmo por primos e amigos dos filhos de Paulo Soares durante os dias de folia. “A nossa família mais próxima já andou muito, mas agora os primos e amigos são os que querem uma vaga no carro. Sempre é uma festa”, afirma Paulo Ricardo, contente por ter na família um ‘membro’ ilustre e requisitado nos dias de Momo.
Marchinha 'Apareceu a Margarida' inspirou mecânico a inserir flores na nova lataria do fusca, feita em 1970 (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press).
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário