WEB - MIX SV

EM DESTAQUE - CDS QUE NÃO PODE FALTAR EM SEU PEN DRIVE

Projeto ‘Mulher 365’ vira Lei em Natal


Portalnoar - Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desde o final de 2016, o projeto ‘Mulher 365: o cuidar passa por todas as estações’ se tornou a Lei N.º 6.795 de 13 de abril de 2018 em Natal. A confirmação foi feita no Diário Oficial do Municipal (DOM) desta segunda-feira (16). O ‘Mulher 365’ acontece, pelo menos, um sábado por mês e tem como objetivo principal realizar uma maior quantidade de exames preventivos, que ajuda a detectar de forma precoce doenças que possam acometer as mulheres, como o colo de útero, o que aumenta a chance de cura. O projeto acontece no final da semana para atingir aquele público que não tem condições de se dirigir até uma unidade de saúde em dias normais.

De acordo com a Lei, a Secretaria de Saúde organizará, por meio de cronograma anual oficial definido sempre nos meses de fevereiro, os sábados em que o evento ocorrerá com a abertura de um mínimo de cinco unidades de saúde. “Essa lei vem regulamentar e institucionalizar o que já estamos realizando desde o final de 2016. Esse é um projeto extremamente importante para a saúde da mulher e que já alcançou resultados positivos, melhorando, consideravelmente, nossos indicadores”, destacou a secretária Saudade Azevedo. A propositura foi da vereadora Carla Dickson.

Números destacam a importância do Projeto Mulher 365

Para se ter uma ideia da importância do Mulher 365 para o cuidado com a saúde da mulher, apenas este ano mais de 350 preventivos foram realizados, sendo cerca de 180 deles apenas na edição do último sábado (14). Durante todo 2017, foram mais de 1.900 preventivos. Além dos exames, a SMS também aproveita a oportunidade para promover outros tipos de serviços para os usuários que buscam atendimento, como vacinação para HPV, verificação de pressão arterial e glicemia, testes rápidos HIV e sífilis, atendimento médico, orientações nutricionais, de odontologia e farmacêuticas e cálculo do índice de massa corpórea.
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário