WEB - MIX SV

EM DESTAQUE

Uma reflexão sobre os grupos de Whastsapp, pelo Padre Gleiber Dantas

Foto Divulgação

Cada grupo tem suas finalidades e penso que uma delas é a comunicação do que é interessante e necessário para todo o grupo. Se uma postagem não tem nada a ver com o grupo, essa postagem não deve ser feita. Se acho que essa postagem é importante para alguém, que eu envie diretamente para a pessoa supostamente interessada. Postagens que não têm nada a ver com o grupo são como ruídos ou palavras mal colocadas. Há quem pense que, para ter participação ativa no grupo, tem que ficar postando qualquer publicação, seja o que for. O grupo, dessa forma, fica desinteressante, repetitivo, vulgar. Pior é quando são postagens de notícias falsas (“fake news”), notícias que não tiveram sua veracidade checada.

Um resultado disso é que, no dia de uma comunicação importante, ninguém mais olhará, a não ser os desocupados de plantão (se não gostaram do termo desocupados, substituam-no por curiosos). A desocupados ou curiosos, enfim, a essas pessoas sugiro, se forem religiosas, rezarem; se não, sugiro mergulhar em livros; ou, então, através do YouTube, assistirem a excelentes vídeos sobre os mais variados temas para a construção da personalidade e da cultura. 

O silêncio também é inteligente quando a palavra a ser dita nada acrescenta e a postagem nada tem de novo, além das muitas que se repetem, enfadonhamente. Ainda nem amanheceu e já temos uma chuva, ou melhor, um dilúvio de mensagens de bom dia, bom dia, bom dia, bom dia, bom dia, bom dia, bom dia, bom dia, bom dia, bom dia, bom dia, bom dia. Felizmente, participo de grupos nos quais os participantes já entenderam que isso não torna o grupo mais interativo, nem simpático, nem entrosado.

Sugiro a quem gosta de compartilhar tudo o que vê – infelizmente, muitos nem leem tudo o que veem! – que crie uma lista de transmissão, no seu WhatsApp, e envie para cada pessoa, individualmente, o que bem deseja. Assim, os grupos ficam preservados do excesso de futilidade, besteira, inutilidade, informações distorcidas e notícias falsas, com que os abarrotamos. Foquemos no objetivo de cada grupo. Obrigado pela atenção.

Gleiber Dantas – Florânia, 10 de abril de 2018.
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário