WEB - MIX SV

EM DESTAQUE - CDS QUE NÃO PODE FALTAR EM SEU PEN DRIVE

Novo método que mede pressão cerebral chega a hospitais

O cientista brasileiro Sérgio Mascarenhas criou um método não invasivo para mensurar a pressão no interior do crânio, com aplicações nos problemas que afetam os sistemas nervoso e cardiovascular. O sistema, apelidado de Braincare, fechou um acordo para que a medição da PIC (pressão intracraniana) seja aplicada a pacientes atendidos pelas unidades de saúde pública. "Nosso objetivo é simples: fazer com que essas medições passem a ser consideradas um novo sinal vital, assim como tradicionalmente os médicos avaliam os batimentos cardíacos ou a pressão arterial", diz o engenheiro de produção Plínio Targa, chefe da empresa criadora do sistema. 
 
Para o tratamento dos problemas como hidrocefalia, é necessário implantar válvulas que drenam o líquido em excesso e, para checar se elas estão funcionando, usa-se o sensor interno de PIC. De acordo com a Folha de São Paulo, o funcionamento do sistema é feito através de uma faixa ajustada à cabeça do paciente, na qual está preso um pino que fica em contato com a pele.
 
As variações da PIC alteram a posição dos ossos do crânio e fazem com que o pino mude de posição. Isso é captado por sensores especiais, que transferem dados para um monitor responsável por decodificá-los. O método ajuda no acompanhamento de pacientes que sofreram traumatismo craniano, na detecção precoce de aneurismas e da pré-eclâmpsia e no monitoramento da qualidade da hemodiálise.
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário