WEB - MIX SV

EM DESTAQUE

União reconhece situação de emergência em 134 municípios do RN

Resultado de imagem para seca no RN
O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em 134 cidades do Rio Grande do Norte. Com isso, as prefeituras e Governo do Estado podem solicitar recursos federais para auxiliar em obras e serviços para minimizar os efeitos da seca. O Governo do Rio Grande do Norte publicou em março um decreto – pela 10ª vez consecutiva – sobre crise causada da estiagem. Ao todo, eram 153 cidades listadas, mas o Ministério da Integração Nacional reconheceu agora a emergência em 134 delas.

A partir de agora, os entes públicos do Rio Grande do Norte terão maior facilidade no trâmite dos processos para reduzir os impactos da seca, vivenciada pelos potiguares há 6 anos consecutivos, em razão das baixas precipitações pluviométricas. Segundo os dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), os prejuízos monetários decorrentes da escassez hídrica resultam em perda de receitas da ordem de mais de R$ 4 bilhões ao ano, o que representa uma redução superior a 50% na contribuição do setor rural para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

A comunicação de emergência evita atraso no reconhecimento federal e possibilita que haja nova liberação de recursos que ajudem na adoção de medidas que minimizem os efeitos da estiagem prolongada. Desde 2017 estão sendo empregados R$ 12,7 milhões pelo Ministério da Integração Nacional, para continuidade da Operação Vertente, que fornece água potável à população através de carros-pipa.
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário