WEB - MIX SV

EM DESTAQUE - CDS QUE NÃO PODE FALTAR EM SEU PEN DRIVE

Avião da Embraer sofre acidente sem mortes em aeroporto do México

Bombeiros atuam em local onde avião da Embraer sofreu acidente no México - Proteção Civil de Durango.

O Globo - Um avião Embraer 190 operado pela empresa Aeroméxico sofreu um acidente no Aeroporto Guadalupe Victoria nesta terça-feira no México. O voo era o AM2431, que viajaria da cidade de Durango até a Cidade do México, e levava 97 passageiros e quatro tripulantes a bordo, segundo o ministro dos Transportes do país. Autoridades confirmaram que não houve mortes e 85 pessoas ficaram feridas, duas delas em condições críticas.

Em entrevista a um canal de televisão mexicano, José Ramón Aispuro, o governador do estado de Durango, disse que o acidente ocorreu por volta das 15h45 do horário local, durante a decolagem. Relatórios preliminares apontam que más condições meteorológicas podem ter provocado o acidente. Aparentemente, o piloto tentou abortar a partida e perdeu o controle do avião. O incêndio que tomou o avião foi totalmente controlado. O avião tocou o solo a cerca de 10 quilômetros do aeroporto, disse Alejando Cardoza, porta-voz da agência de proteção civil do Estado, à televisão local. O avião estava decolando — afirmou o governador Aispuro, acrescentando que testemunhas disseram a ele que houve "um bang" e então, sem alarde, o avião estava no chão.

Inicialmente, a decolagem estava prevista para 15h09, com chegada prevista para 16h28 na Cidade do México. O voo teria atrasado por conta de uma forte chuva. Imagens de televisão mostram a parte traseira do avião com o logo da Aeroméxico em uma vegetação e uma coluna de fumaça subindo ao ar. Um repórter da rede Milenio disse que alguns passageiros sobreviveram e caminharam a uma rodovia próxima para pedir ajuda. Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Exército, Polícia e Defesa Civil foram mobilizados ao local do acidente. O aeroporto se localiza a cerca de 40 minutos da cidade de Durango. Por sua vez, a Aeroméxico disse que "tomou conhecimento de um acidente em Durango" e que já se estava "trabalhando para verificar a informação e obter detalhes".
HISTÓRICO DO EMBRAER 190

Em um comunicado, a Embraer lamentou o acidente com o E190, fabricado em 2008, e disse que estava enviando uma equipe de técnicos ao estado de Durango para ajudar nas investigações. O Embraer 190 é um bimotor a jato utilizado por companhias aéreas brasileiras e estrangeiras. Em 2011, depois de realizar testes e encontrar rachaduras no modelo — definidas como "trincas em componentes estruturais" da aeronave —, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) alterou as regras para a revisão do modelo e recomendou que as empresas operadoras do avião reduzissem o intervalo entre as manutenções.

No documento "Diretriz de Aeronavegabilidade, número 2011-05-04", a Anac informou que "a falha em inspecionar estes componentes estruturais (...) pode impedir a detecção, a tempo, das trincas por fadiga. Estas trincas, se não endereçadas de maneira apropriada, podem afetar adversamente a integridade estrutural do avião".O 190 é um dos chamados E-Jets da Embraer, série de aeronaves que inclui os modelos 170, 175 e 195. Todos têm sistemas idênticos e só diferem no comprimento da fuselagem e na capacidade de passageiros — podem acomodar entre 80 e 124 pessoas. O modelo foi lançado pela empresa em 1999 e começou a ser fabricado em 2002.

O primeiro acidente registrado com um Embraer 190 ocorreu na China, em 2010. O avião, da empresa Henan Airlines, tinha apenas dois anos de uso e teria se partido no ar durante o pouso. Chocou-se em seguida com o chão. Mais de 40 pessoas morreram e quase 60 ficaram feridas. Depois, em 2013, um Embraer 190 caiu na África, deixando 33 mortos, incluindo um brasileiro. Era operado pela Linhas Aéreas Moçambique (LAM) num voo de Maputo a Luanda e foi encontrado completamente queimado no deserto da Namíbia. A LAM adquirira a aeronave da empresa brasileira um ano antes do acidente, em 2012.

A Embraer não respondeu imediatamente a pedidos de comentários sobre o incidente no México.
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário