WEB - MIX SV

EM DESTAQUE - CDS QUE NÃO PODE FALTAR EM SEU PEN DRIVE

Pesquisadores encontram pela primeira vez plástico no estômago de peixes da Amazônia

De acordo com um estudo publicado na revista Environmental Pollution, da equipe liderada pelo pesquisador doutor Marcelo Andrade, da Universidade Federal do Pará, resíduos plásticos foram encontrados em uma variedade de peixes no rio Xingu, um afluente do rio Amazonas. “Sacolas plásticas, garrafas, equipamentos de pesca e outros produtos estão entrando em corpos de água amazônicos e se degradam em partículas meso e micro-plásticas que podem ser ingeridas direta ou indiretamente por cadeias alimentares, por peixes”, escreveu a equipe. Os pesquisadores olharam para o conteúdo estomacal de 172 espécies, e encontraram pedaços de plástico variando de 1 a 15 milímetros em um quarto deles. E não havia um padrão consistente – peixes com diferentes dietas (onívoros, herbívoros e carnívoros) tinham resíduos plásticos.

No total, mais de 80% das espécies que eles examinaram haviam ingerido plástico, com 96 peças de plástico encontradas em 46 peixes. “Foi uma triste surpresa, porque no estágio inicial de nossa pesquisa o objetivo principal era entender a ecologia alimentar dos peixes, mas quando começamos a analisar o conteúdo estomacal encontramos o plástico”, diz o coautor Tommaso Giarrizzo, da Universidade Federal do Pará no Brasil ao The Guardian. “É alarmante porque essa poluição está espalhada por toda a bacia amazônica.”  (Veja mais…)
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário