WEB - MIX SV

EM DESTAQUE - CDS QUE NÃO PODE FALTAR EM SEU PEN DRIVE

Viver Bem: As causas e os cuidados com a trombose

Viver Bem: As causas e os cuidados com a trombose
Namorado de Fátima Bernardes, Gadêlha teve doença após viagem | Foto: Instagram.
 
O aparecimento de trombos pelo corpo, que geralmente surgem nos membros inferiores, pode vir a ser um caso de trombose. A doença é relacionada ao sistema vascular e, de acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), há 60 casos de trombose venosa profunda para cada 100 mil habitantes por ano. O assunto voltou à pauta após o deputado federal eleito Túlio Gadêlha, namorado da jornalista Fátima Bernardes, enfrentar o problema depois de uma viagem (leia mais aqui).

De acordo com o angiologista e cirurgião vascular do Hapvida, José Seraphim, as causas da doença são variadas e podem estar relacionadas a algo inerente ao organismo. “Pessoas com câncer ou algum problema hematológico se enquadram na categoria condição de risco, já que elas têm uma predisposição maior em ter a doença. Mas, há também as situações de risco, a exemplo de um período pós-operatório ou nas ocasiões em que as pernas ficam muito tempo sem mexer”, explicou.

Entre os sintomas da trombose estão dores, inchaço nas pernas e, em alguns casos, até úlceras. O tratamento deve ser individualizado e pode ser realizado de forma hospitalar, quando há necessidade de internação, ou laboratorial. Por isso, é importante que cada caso seja avaliado individualmente para que haja um diagnóstico preciso da estabilidade do quadro da doença. Além disso, Seraphim trouxe à tona a necessidade de adotar hábitos saudáveis. “Prevenção sempre começa com alimentação e estilo de vida saudável. Mas, caso a pessoa seja submetida a um procedimento cirúrgico, deve ser feito um protocolo de prevenção da trombose”.
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário