WEB - MIX SV

KOYOTE LUXÚRIA - "BUMBUM QUE BALANÇA" (CLIPE OFICIAL)

EM DESTAQUE - CDS QUE NÃO PODE FALTAR EM SEU PEN DRIVE

Governo do RN assina ordem para recuperação da Barragem de Passagem das Traíras

Resultado de imagem para Governo do RN assina ordem para recuperação da Barragem de Passagem das Traíras
Relatório divulgado em 2018 pela Agência Nacional das Águas revelou danos estruturais no reservatório, que tem capacidade para 50 milhões de metros cúbicos de água. Barragem Passagem das Traíras está com menos de 1% de sua capacidade total de armazenamento — Foto: Renato Medeiros
 
G1RN - Foi publicada na edição desta quinta-feira (7) do Diário Oficial do Estado a autorização para o início dos estudos e elaboração do projeto de recuperação da barragem Passagem das Traíras, localizada no município de São José do Seridó, na região Seridó potiguar. Relatório divulgado em 2018 pela Agência Nacional de Águas revelou danos estruturais no reservatório, que tem capacidade para 50 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente, no entanto, a barragem está quase que totalmente seca. 

A ordem de serviço foi assinada na quarta (6) pelo secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti. “Conforme prometido na visita técnica que fiz semana passada, a governadora Fátima Bezerra tomou providências e conseguiu empenhar R$ 575 mil do tesouro estadual, que serão investidos nessa ação. Recuperar reservatórios é uma prioridade dela nesse início de gestão”, afirmou o secretário. A situação de Passagem das Traíras voltou a chamar a atenção nestes últimos dias em razão da catástrofe ocorrida com o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em Minas Gerais. Até esta manhã, estavam confirmadas 150 mortes, com 134 corpos identificados. Há ainda 182 pessoas desaparecidas.

Serviços
 
Ainda de acordo o secretário da Semarh, os serviços a serem contratados para a barragem Passagem das Traíras incluem o levantamento da situação ambiental, estudos hidrológicos, estudos topográficos, levantamento das áreas danificadas, estudos de campo para qualificar a intervenção, entre outros. Os recursos serão liberados conforme a execução do cronograma físico-financeiro, prevista pra ser concluída no mês de maio. A empresa contratada é a Aqualtool Consultoria, do Ceará. “A principal ação será a sondagem do reservatório. É ela que vai indicar se e onde será necessário que ocorra alguma intervenção”, destacou João Maria Cavalcanti.
Camada externa da parede da barragem Passagem das Traíras, no Seridó potiguar, está se deteriorando — Foto: Renato Medeiros
Camada externa da parede da barragem Passagem das Traíras, no Seridó potiguar, está se deteriorando — Foto: Renato Medeiros  

Passagem das Traíras
 
A barragem Passagem das Traíras, com capacidade para acumular cerca de 50 milhões de metros cúbicos de água, é um dos mais importantes reservatórios da bacia do rio Piranhas-Açu. Fica no limite dos municípios de São José do Seridó, Jardim do Seridó e Caicó, e é o quarto maior reservatório da região. Seu nome faz referência a um peixe bastante comum na caatinga, a traíra. A barragem é utilizada para abastecimento de água para a zona urbana de Jardim do Seridó, para irrigação, atividades de recreação, defesa contra as cheias e criação de peixes. Sua construção foi encerrada em 1994.
Compartilhe com Google Plus

About Canindé Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário